Pin It button on image hover

quarta-feira, 25 de março de 2015

Desconstrução - Caminho de Mesa PAP

Bom dia Meninas!!!

Ontem tive uma aula sensacional com a Prô Valéria que amo de paixão, então vamos lá colocar esse blog para funcionar, chega de apresentações, bora trabalhar e colocar a mão na massa, ou melhor no tecido neh,rs.

Ontem fiz um projeto chamado desconstrução, foi utilizado:


  • 08 quadrados de 12cm x12cm de um tecido liso  
  • 10 quadrados de 12cm x12cm de um tecido floral.
O parâmetro será de um pé de maquina na costura lateral de todas as junções.

Vamos lá:

Esse é o projeto que minha "Prô" passou.


Serão feitos 2 blocos simples como no desenho acima, os 2 deverão ser iguais, ou seja um floral, um liso no meio e um floral na ponta  na primeira fileira, na segunda o inverso e assim sucessivamente. 


Agora é alfinetar, isso é muito importante para que o trabalho saia perfeito. Alfinetar primeiro no sentido das fileiras, o floral no liso primeiro.


Colocar estampa com estampa muito bem certinho para não ficar torto lá na frente, a medida da costura é de 1 pezinho de máquina.


Hora mais gostosa, costurar, eu amo. Gente é super normal a costura as vezes sair torta, sem problema nenhum com o desmanchador em mãos tudo se resolve, é descosturando que se aprende a costurar, rs.


Momento importante, sempre que costurar, ir para o avesso abrir as costuras com a unha, um por um, regra: Costurou em seguida já abre a costura com a unha, isso facilitará muito lá na frente.


Bora passar, o resultado fica lindo de mais, como passar a costura facilita a nossa vida.


Confesso que antes eu morria de preguiça de passar, mas depois que vi como ajuda na hora de costurar e montar, não fico mais sem.


Vamos para a segunda parte, alfinetar os 2 quadradinhos já costurados no ultimo quadradinho. Essa ordem de costura está sendo no sentido horizontal.


Vejam o avesso já com os 3 quadradinhos costurados um no outro, que coisa mais linda. Agora o momento é tenso, hora de juntar verticalmente os blocos. É de suma importância que esteja costura com costura para que os quadrados fiquem bem alinhados.


Vejam no detalhe como deve ficar a junção no lado da estampa. Se não ficou é só descosturar, alfinetar certinho novamente que vai dar certo, alfinetar é o segredo.


Momento confessionário, eu descosturei umas 4 vezes para ele poder ficar todo certinho assim, mas valeu a pena, Patchwork é de mais, mas precisa ser muito detalhista, quanto mais preciso os desenhos mais lindo ficará.


Atenção no avesso do trabalho, a mãe de uma amiga minha diz que se você quer saber se o trabalho foi feito com capricho, olhe no avesso dele. Ele também tem que estar certinho, costuras abertas e passadas.


Tcharam... olhem que lindo, agora é fazer o segundo igualzinho a esse.


Agora sim iremos desconstruir, dá um dó mas fica lindo, rs


Dobrar os 2 blocos ao meio como na imagem e vincar com o ferro de passar, após vincar, cortar em 2 partes.


Depois que cortar ao meio os 2 blocos, ficarão 4 partes, pegar cada parte e dobrar ao meio novamente, vincar com o ferro de passar e cortar, ficará assim como na imagem, esse é o lado do avesso.


Lado da estampa do bloco já cortado, ficarão ao todo 8 quadrados.


Todos cortados agora é liberar a criatividade.



Modelo 01 - ele não está costurado, pode montar da forma que quiser, assim que escolher o modelo, voltamos para a máquina e costuraremos como fizemos desde o inicio. Esse foi o modelo escolhido por mim.


Modelo 02- Costurar na horizontal primeiro, depois montar na vertical.


Modelo 03- mais um para se inspirar.


Projeto 50% pronto, agora falta unir os 4 outros blocos e colocar o Border para finalizar. Terça que vem finalizaremos na aula e eu posto o PAP do Border.


Nunca fiquei tão ansiosa pela terça como agora por causa da aula.

Ah ontem chegou minha máquina de costura fiquei mega feliz, amanhã falo sobre ela, mas já testei uns pontos e são lindos.


Super beijos a todas.

Quero muito a opinião de vocês, se deu para entender, se ficou alguma coisa sem entender, estou a disposição para ajudar, e nos próximos quero poder ajudar mais ainda. ;)





2 comentários:

  1. A tua força de vontade me encanta a cada dia mais... breve vc estara craque.
    Parabéns pela iniciativa em aprender essa bela arte, e pelo blogger também. Forte abraço... Amo vc.... bjos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu amor, isso tudo é graças a Deus, a sua mãe e a você, amei a máquina que você meu deu, seu incentivo é muito importante pra mim, amo vc seu lindo, bjussssss ;)

    ResponderExcluir